Jogos com muitos componentes são bonitos e maravilhosos de jogar, porém arrumar eles na caixa ou realizar o setup é muito complicado e demorado. Aí vocês nos perguntam: “tem como mudar esse panorama sociocultural?”, nós respondemos: “Claro que sim! É exatamente para isso que existem os maravilhosos e incríveis inserts”. 

Os excelentíssimos inserts são estruturas que sua função é auxiliar a guardar o jogo na caixa de forma organizada e agilizar o setup do jogo. Alguns jogos já possuem um insert suficiente para cumprir a função, como no war (todos tivemos um passado) que já vem com pequenos “potinhos” que contém os componentes de cada jogador, que são perfeitamente encaixados na estrutura plástica da caixa e os outros componentes do jogo também tem seus respectivos lugares nessa estrutura. E isso é exatamente o que é o Dr. Insert, no mineirês, “esses trem que você guarda as pecinha do jogo”. Porém há jogos que não possuem inserts de fábrica, e para isso existem empresas que criam inserts próprios para cada jogo, alguns feitos de plástico e os mais comuns de madeira que são perfeitamente pensados para a necessidade do Board Game. 

Além das funções ditas anteriormente há alguns que são utilizados durante as jogatinas para auxiliar na organização do BG. Jogos como Eldritch Horror, Twilight Imperium, Kemet, Terra Mystica, Projeto Gaia, Orléans, etc, são incríveis, porém sem o Insert sua jogatina pode durar umas horinhas a mais.

E aí você já adquiriu algum insert? Acha mesmo importante o uso deles? deixa nos comentários sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *