Ah! A Caledônia do século XIX. Para você se localizar, Caledônia é o nome em latim dado pelos romanos à terra ao norte da província de Britannia, correspondendo a Escócia moderna. Nessa época, o país deixava de ser uma sociedade agropastoril para se tornar uma sociedade industrializada e muito dependente do comércio e da exportação. Isso se deu em decorrência da Revolução Industrial, onde a Europa teve um movimento massivo para se industrializar, desenvolver processos manufaturados e, por consequência, substituir os processos artesanais pela produção por máquinas.

Consequentemente, a produção de alimentos aumentou para sustentar o crescimento populacional. O linho cada vez mais era substituído pelo algodão importado e barato, e a criação de ovelhas ganhou importância. Quando a produção de vinho e brandy no continente europeu foi assolada por uma praga de insetos no fim do século XIX, o uísque escocês foi apontado como substituto do conhaque, o que levou sua fabricação a sofrer um boom e fez dele a bebida alcoólica mais nobre da Europa. 

Em Clãs da Caledônia, os jogadores são chefes de clãs históricos e que competem pela produção, comércio e exportação de produtos agropecuários e do seu famoso uísque! Vale ressaltar que os 8 clãs do jogo são baseados em clãs reais, incluindo o clã Stewart de onde saíram grandes monarcas como Maria Stuart e a Rainha Ana da Grã-Bretanha.

Já começo dizendo, mais uma vez, que nesse jogo, uma partida nunca será como a outra,  seja por conta das habilidades de cada clã, ou pelas variações do mercado ou até mesmo pelas posições de suas construções.

Um dos destaques desse jogo é o tabuleiro do Mercado, que traz ao game um sentimento econômico muito grande, onde vender e comprar recursos têm de ser muito bem pensado para evitar futuros prejuízos para você.

Mas sobre o que é o jogo?

Cada jogador assume o papel de um líder de um grande clã escocês, buscando produzir recursos e cumprir contratos a fim de conquistar pontos de glória para vencer. Parece simples, e de certa forma é. Apesar de estar na categoria de jogos Expert, com perseverança você cai de cabeça nesse jogaço e não vai aceitar quando acabar a partida, que deixa aquele gostinho de “quero mais”.

Como é de praxe, tenho que citar aqui também a qualidade gráfica dos componentes, a MeepleBR caprichou e muito na versão nacional. São extremamente belos e bem-feitos. As fábricas e os recursos que elas produzem tem o mesmo formato, sendo diferenciados pelas cores, o que facilita bastante o entendimento do jogo. Confesso que me deu uma baita vontade de pegar os barris e deixar empilhados no meu quarto de tão belos. 

Por enquanto é isso Nobre Leitor mas, calma que não terminamos aqui não. Semana que vem eu vou trazer mais sobre esse jogo, então fiquem atentos e não percam os próximos capítulos. Eu fico por aqui, por enquanto, e eu peço para vocês deixarem nos comentários se já jogaram esse jogo e qual sua opinião sobre ele. 

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *