“Bonasera, Bonasera, o que eu já fiz para fazer você me tratar com tanto desrespeito? Se você viesse a mim em amizade, essa escória que arruinou sua filha estaria sofrendo neste mesmo dia. E se por algum acaso um homem honesto como você fizesse inimigos, eles se tornariam meus inimigos. E então, eles teriam medo de você. ”
Quando ouvi essa frase no filme que adapta a obra de Mario Puzo, confesso que arrepiei os pelos da nuca. E, no meu aniversário, quando ganhei o livro O Poderoso Chefão, o devorei em poucos dias e passei a adorar os filmes e livros das famílias mafiosas. Sempre que lia ou assistia algo com esse tema, acabava sempre torcendo para os mafiosos, mesmo sabendo que não eram “do bem”. Em 2006, explodi de felicidade com a adaptação dessa história no jogo de PS2 e joguei dias a fio. Em 2016 acabei esbarrando por acaso em Don Capollo, e foi amor à primeira vista. O jogo é bem simples mas acabou me conquistando dum jeito…
Você, é claro, pode pensar “por que diabos esse cara não fala do jogo do próprio Poderoso Chefão? ” Falarei… um dia. É só deixar o pedido aí nos comentários.
Don Capollo, o maior mafioso de Chicago, foi baleado e está prestes a morrer. Porém, antes que ele parta para o outro mundo, seus filhos precisam decidir entre si quem será o seu sucessor. Então, eles irão administrar os negócios da família a fim de acumular dinheiro e poder e decidir quem deve ocupar o lugar de Don.
O objetivo do jogo é bem simples: vence o jogador que mais tiver poder ao final da partida.
Os Negócios da Família são dispostos em cartas, que ficam em uma pilha virada para baixo, que vão sendo adquiridas ao longo do jogo. Também temos as cartas de Poder que ficam abertas nas mesas para serem compradas, à medida que, sua influência na Família cresce. Dentre os Negócios temos: Armas, Corrupção, Cassino, Bebidas, Prostituição, Obras de Arte, Azeite e Agiotagem. É possível também adquirir cartas de favor, mas cuidado! Esse favor será cobrado e, ás vezes, seu amigo pode lhe fazer uma oferta que você não poderá recusar. Afinal, mafiosos são homens de palavra.
Começando pelo jogador mais velho, cada jogador pode realizar uma “ação principal” mais quantas “ações livres” que queira. O jogador pode realizar as “ações livres” em qualquer ordem no seu turno, ou seja, pode realizar as ações livres antes, durante ou depois da ação principal. Assim, na sua vez, o jogador DEVE realizar UMA dentre as 3 “ações principais” possíveis, sendo elas:
1 – Pegar uma carta de negócios virada para baixo e colocá-la na sua mão E pegar uma ficha de dinheiro do estoque comum.
2 – Virar duas cartas de negócios da pilha para ficar com elas ou negociá-las.
3 – Pagar uma ficha de dinheiro para o estoque comum e virar três cartas de negócios para ficar com elas ou negociá-las.
Além das ações principais, o jogador pode realizar as seguintes ações livres, quantas vezes quiser, na ordem que preferir, antes, durante ou depois da ação principal:
1 – Colocar uma ou mais cartas da sua mão sobre a mesa;
2 – Negociar uma ou mais cartas de negócios com os outros jogadores.
3 – Descartar 3 fichas de dinheiro e pegar uma carta fechada do monte de compras (no máximo duas vezes por turno);
4 – Fazer uma prestação de contas (esta ação ele poderá realizar mesmo que não seja sua vez);
5 – Cobrar um favor
6 – Pedir uma doação em dinheiro.
Quando não quiser fazer mais nenhuma ação, o jogador passa a vez para o jogador à sua esquerda.
Toda vez que há a Prestação de Contas, cartas serão descartadas em um monte. Quando a pilha de cartas de negócios acabar, embaralha-se as cartas descartadas uma vez e as coloca à disposição dos jogadores. Assim que essa pilha se esgotar mais uma vez, o jogo acaba e então, tem-se a contagem dos pontos. Todos os jogadores devem colocar as cartas que estão na sua mão e devem fazer as prestações de contas ao Don, convertendo todas as cartas em dinheiro e pontos de poder. É importante dizer que mesmo as cartas que dão menos dinheiro devem ser utilizadas, ou seja, se sua carta faz com que você perca dinheiro, ela deve ser usada mesmo assim. Neste momento, os jogadores não poderão negociar cartas entre si.
Se algum jogador tiver o favor de outro jogador, o portador do favor ganha um ponto de poder e aquele que deve o favor ganha -1 ponto de poder. Todos os jogadores contam o seu dinheiro e podem trocar cada U$ 5,00 por um ponto de poder. Se sobrar algum dinheiro que não complete 5, o jogador deve mantê-lo consigo, pois, o dinheiro é critério de desempate. Todos os jogadores contam quantos pontos de poder eles têm.
Então galera, esse foi um resuminho básico desse jogo que eu sou muito fã. Já jogaram? Deixa aí sua experiência nos comentários.
Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo, e até a próxima. (saindo ao som do tema de Poderoso Chefão)
Comentários