Não sei quanto a você, Nobre Leitor, mas tenho o sonho de ganhar uma boa grana no jogo do bicho, ou quem sabe acertar a quina e conseguir uma boa grana para me mudar pra roça e viver na paz e sossego, longe da barulheira da cidade grande, trânsito agarrado e a poluição sufocante. Mas enquanto a sorte no jogo não vem, que tal usar um financiamento do governo e começar a vida na fazenda? Não sei quanto a vida real, mas em Fields of Green isso é possível.

Em Fields of Green, os jogadores são fazendeiros em um programa do governo que devem desenvolver suas terras, plantar, criar animais e levar uma vida tranquila. O jogador que tiver a fazenda mais eficiente vence.

Você começa com uma Torre D’Água para regar suas plantações, um Silo para armazenar suas colheitas e um punhado de dinheiro para expandir suas terras. A cada rodada, os jogadores se alternam para comprar seis cartas, dos quatro montes principais, sendo eles Plantações, Criações , Estruturas ou Construções. Você pode comprar as cartas em qualquer combinação de sua preferência, desde que pegue cartas de pelo menos três dos quatro montes. Feito isso segue-se para a Fase de Ação.

A Fase de Ação tem seis turnos e, a cada turno, você escolhe uma carta de sua mão, coloca-a com a face para baixo na sua frente e passa o resto das cartas para o jogador seguinte. Quando todos tiverem feito isso, vocês vão revelar simultaneamente a carta escolhida e executar uma das ações a seguir:

I) Construir Local: Alocar uma carta à sua escolha, na vertical ou horizontal, adjacente a uma já construída. Como inicialmente os jogadores só possuem duas áreas, devem ser colocadas adjacentes a essas duas. Para construir um Local, você precisa pagar seu custo. Todo Local tem seu custo em moedas indicado no canto superior esquerdo da carta. Algumas delas também exigem Água ou Comida, e essa informação aparece logo abaixo do custo em dinheiro. Se houver necessidade de Água, o pagamento terá de ser feito com Água de uma Torre d’Água próxima, que precisa estar a no máximo duas posições de distância do local que você está tentando construir. Calcula-se a distância ortogonalmente, contando os locais já construídos no meio do caminho, e cada carta corresponde a um de distância. Se o jogador não for capaz de pagar o custo da carta (moeda, comida ou água), não poderá prosseguir com a construção e deverá escolher outra ação.

II) Construir Torre D’Água: Como dito anteriormente, suas plantações precisam ser irrigadas. Para construir uma Torre, o fazendeiro revela uma carta de sua mão, a descarta, paga duas moedas e pega uma Torre da pilha e a constrói em qualquer local, desde que siga a regra de alocação e coloca três marcadores de água nessa Torre. A Água da Torre só pode ser usada em locais construídos a até duas posições de distância da Torre d’Água. Construa com sabedoria.

III) Construir Silo: A Comida que você produz em sua Fazenda precisa ser armazenada nos seus Silos. O Silo com o qual você começa é capaz de armazenar até quatro Comidas. Se quiser armazenar mais Comida, você terá de construir novos Silos. Para construir o Silo, utilizamos a mesma regra da Torre D’Água, porém não há pagamento em moedas.Os Silos entram em jogo vazios, e diferentemente da Torre, seu alcance cobre toda a sua fazenda, não tendo espaço máximo de uma Plantação até os seus Silos.

IV) Ir ao Mercado: Ficou sem grana? Então é só ir ao Mercado. Aqui, você descarta uma carta da sua mão para obter duas moedas. Precisa de mais grana? É só descartar uma carta e pagar uma comida, aí você obtém quatro moedas. Ainda precisa de grana e não quer se envolver com agiotas de novo? Descarte uma carta e dois recursos e obtenha seis moedas. Esse é o máximo que você consegue obter de moedas por turno.

V) Restaurar Local: Vamos supor que você foi um péssimo fazendeiro numa rodada. Dá pra entender, afinal você veio da cidade grande e não entende muito da vida no campo. Você não conseguiu regar uma plantação, ou não alimentou alguns dos seus bichos. Quando isso acontece, aquela área torna-se um Descampado e deve ser virada para baixo. Na fase de ação é possível restaurar aquele local e correr atrás do prejuízo. Descarte uma carta da sua mão, pague uma moeda e pronto, aquela sua área descampada volta ao jogo para a próxima rodada.

Acaba a fase de Ação seguimos para a Fase de Colheita.

Na Fase de Colheita é onde acontece a magia do campo. Durante esta fase, você verifica quais locais em sua Fazenda têm habilidades de Colheita. Cada habilidade tem um custo e você terá de pagá-lo para usar as habilidades de cada carta. Se você não quiser ou não tiver como pagar o custo de Colheita, a carta vira um Descampado. Você pode pagar os custos de Colheita dos locais de sua Fazenda na ordem que quiser. Assim você aumenta as chances de não ter nenhuma área descampada ao final do turno.

Existem algumas restrições que você sempre terá de cumprir:

I) A Água do pagamento tem de vir de uma Torre d’Água dentro do alcance.

II) Um Silo não pode armazenar mais de 4 Comidas. Se for produzir mais Comida do que é capaz de armazenar, você terá de garantir que toda a Comida que já tem seja usada primeiro caso não queira perder a nova Comida.

Não posso esquecer de falar sobre os equipamentos, que podem ser obtidos nas Estruturas ou Construções, e que podem trazer benefícios à sua fazenda. Desde aumentar a capacidade dos Silos, até reabastecer suas Torres. As habilidades e possibilidades são infinitas.

A partida termina ao final da quarta rodada e soma-se os pontos de vitória nas seguintes condições: some os pontos indicados nas cartas da fazenda (canto inferior direito) e os marcadores de pontos obtidos pelas habilidades ao longo da partida. Some também os pontos obtidos por equipamentos que tenham habilidade de Fim de Jogo. Some também UM ponto para cada equipamento obtido mas não utilizado. UM ponto para cada três moedas, UM ponto para cada duas comidas nos silos e UM ponto para cada Torre vazia. Vence o Fazendeiro com a maior quantidade de pontos de vitória.

Meus amigos, esse foi um breve resumo sobre minha última aquisição. Se você gostou e se já jogou, deixa aí nos comentários.

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

One thought to “Fields of Green e o Sonho de Jovens Adultos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *