Eu tenho certeza, de que você Nobre Leitor, em algum momento na sua vida, jogou uma partida de pife. Para você, que possa ter outro nome para esse jogo de carteado, vou dar uma rápida explicação: No pife, cada jogador recebe nove cartas de um baralho e deve completar 3 trincas para vencer. Bem simples, correto? Mas, e se eu te dissesse que uma dupla deu uma reinventada no pife? Ficou curioso? Então vem comigo conferir um Grande Jogo em uma Pequena Caixa.
Em Encantados, os jogadores são jardineiros que devem popular o seu jardim com criaturas mágicas. Para isso, eles precisam juntar trincas de várias criaturas, e ativar suas habilidades especiais. Nesse jogo temos fadas, duendes, anões, elfos, kobolds, goblins, leprechauns, trolls, sátiros e mímicos. Cada raça com suas habilidades diferentes que podem te ajudar, ou atrapalhar o seu oponente.
A dinâmica do jogo é bem simples. A cada turno, os jogadores se revezam entre comprar cartas do monte ou das pilhas de descarte, descer uma trinca de cartas de criaturas (se você tiver o Fogo-Fátuo, só precisa descer dois) e expandir suas raças. Uma rodada termina quando um jogador acabar com as cartas de sua mão, ou quando as cartas do monte acabarem. É um jogo legal para arrebanhar novatos para o hobby, e também serve como filler enquanto espera o quórum para outros jogos.
Esse grande jogo, vem em uma pequena caixa, e se falarmos da segunda edição, é uma pequena caixa mesmo, sendo na verdade um blister. Vale ressaltar aqui, que fiquei um pouco descontente com o conteúdo da caixa em relação a da primeira edição. Na versão original, tínhamos cartas maiores, um mini tabuleiro para distinguir as pilhas de descarte e uma caixinha pequena, mas volumosa. Enquanto que na versão atual, no blister temos apenas as cartas, em tamanho reduzido e o manual, que também vem a ser um ponto negativo. Se você ouviu o nosso CorujaCast #12, onde falamos sobre como ensinar jogos e afins, citamos a respeito de leitura de manual. Esse aqui deixa muito a desejar, não explicando muita coisa, e deixando vários jogadores confusos. Já vi diversos tópicos na ludopedia com várias dúvidas a respeito do jogo e outras, de adaptações feitas para garantir a diversão. Afinal, a cada rodada, reseta-se as cartas? Ou elas permanecem em campo? A canção do inverno tem sua condição ativada mesmo se estiver na mão na hora da contagem de pontos? São várias dúvidas. Mas nem só de reclamação vive o boardgamer, afinal esse jogo tem um preço MUITO bacana e merece sim ser jogado. A analogia ao saudoso pife, facilita muito a sua jogabilidade. As criaturas mágicas, com suas habilidades especiais, trazem um Tcham! a mais ao jogo. E tenho que ressaltar, obviamente a belíssima arte das cartas.
E como falamos de duas edições do jogo, obviamente temos mudanças na jogabilidade. Uma das mudanças é que na segunda edição, tivemos a redução de 2 a 6 para 2 a 4 jogadores. Com isso, temos apenas um deck ao invés de dois. Os poderes de várias raças e pontuações de várias cartas foram revisados para deixar o jogo mais equilibrado entre novatos e jogadores experientes. E por fim, retiraram as cartas das Mandrágoras e as substituíram pelos Trolls.
Então pessoal, esse foi um breve resumo sobre Encantados e eu quero saber quem jogou e quais as suas opiniões sobre esse jogo.
Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.
Comentários