Você provavelmente já ouviu falar da ilha grega de Santorini. O lugar é famoso por sua vista paradisíaca e pelas famosíssimas construções brancas e azuis. É nesse cenário estonteante e com um pouquinho de mitologia grega que o boardgame com o mesmo nome da ilha é situado.
Santorini é um jogo abstrato para 2 a 4 jogadores (muito melhor em 2) em que os jogadores têm um objetivo muito simples: subir no terceiro andar de uma torre.
O jogo tem um tabuleiro com espaços quadrados onde os jogadores posicionam seus trabalhadores. Em seu turno, um jogador precisa se mover e construir um bloco.
Ele pode se mover em qualquer direção, inclusive diagonais, com a limitação de subir um andar por vez.
Por exemplo: se um jogador está ainda no solo e próximo à uma torre que ainda só tem 1 bloco, ele pode subir nesse bloco ficando agora mais próximo de vencer a partida.
Por outro lado, se um jogador está sobre uma torre que ainda só tem um bloco, ele não pode se mover para uma torre com 3 blocos.
Após se mover, o jogador precisa construir um bloco em torno do trabalhador movimentado em qualquer altura.
Se por alguma razão um jogador não puder construir ou se mover, ele imediatamente perde a partida.
Tendo essas regras como base para todos os jogadores, uma pequena assimetria é gerada pelas cartas dos Deuses gregos. Cada Deus fornece ao jogador uma pequena variação dessas regras, um movimento extra, uma construção extra, etc. O jogo conta com dezenas de cartas de Deuses proporcionando várias partidas completamente diferentes de outra.Santorini chama a atenção por sua simplicidade e por sua beleza. Os blocos brancos e cúpulas azuis chamam muito a atenção sempre que vão pra mesa e sua jogabilidade, embora simples, é muito divertida e sempre deixa a sensação de que você deveria experimentar uma nova partida com outros Deuses.
Conhece Santorini? Tem alguma outra dica de bom jogo para dois jogadores? Conta pra gente!
Comentários