Em pleno 2020 o nosso querido hobby está em franca ascensão e eu vim aqui levantar uma discussão muito top sobre a pluralidade dos jogos, ou seja, ter jogo para um “caraleo” nesse nosso Brasilzão. Somente em 2019, de acordo com a Ludopedia, tivemos 574 lançamentos em 2019, mais que o dobro que 2017, mostrando como alguém está investindo pesado nesse mercado maravilhoso!

Isso é uma oportunidade incrível para abrirmos nossos olhos e ver que jogos bons não são somente aqueles que estão no top 100 da Ludopedia ou BGG. Pois uma coisa que temos que parar para analisar, é que existem diferentes tipos de pessoas e elas gostam de se divertir de formas diferentes. Sendo assim, é de extrema importância que tenhamos um grande número de jogos para agradar diferentes tipos de pessoas. E o que quero dizer com isso? O seu jogo favorito pode não ser tão legal para o coleguinha e vice e versa. Na grande maioria do Brasil temos 2 públicos de jogadores de BG, os que começaram quando tudo era mato e na sua maioria adoram os famosos “Euro” e aqueles que até hoje jogam Banco imobiliário, War e Imagem & ação. Com isso temos um problema? Temos um melhor que o outro? Claro que não! Simplesmente, gostos diferentes para se divertir com jogos de tabuleiro. E aqui temos o ponto mais importante: esses dois tipos de jogos não são suficientes para atender a grande maioria da população brasileira. Entretanto, com o aumento de jogos no mercado, podemos afirmar com toda a certeza que você tem a real possibilidade de jogar um jogo com: sua mãe, pai, tia, primo, vó, sobrinho, avó, baladeiros, jogadores de League of Legends, Otakus, Cosplayers, boleiros de terça à noite, pagodeiros, roqueiros, maconheiros, noiados, evangélicos, católicos, indígenas, surfistas, skatistas, ganhadores do prêmio Nobel, cadeirantes, cegos, mudos, aquelas pessoas que tem o fetiche estranho de se amarrar e urinar em um balão (quem pegar a referência tem a moral) ou seja, todo mundo!

Com isso, temos a grande oportunidade de mudar o pensamento das pessoas, pois jogo de tabuleiro não é coisa pra criança e um jogo não é melhor que o outro. Primeiramente, por muitos anos os jogos de tabuleiros, principalmente os mais conhecidos, foram divulgados como brinquedos, o que claramente não é, pois temos até jogos indicados para maiores de idade como o Kick-Ass. Além disso, a pluralidade dos jogos não é conhecida pela maioria das pessoas, e elas não sabem que existe um jogo para ela se apaixonar. Segundamente, o que quis falar anteriormente é que um Piratas não é melhor nem pior que um Projeto Gaia, pois eles são jogos diferentes que trazem diferentes sensações podendo ser para diferentes pessoas ou momentos, mas igualmente justos de estarem na sua coleção.

Por fim, sejamos abertos para trazer novas pessoas para o hobby, aceitando e divulgando diferentes jogos independente das comparações, pensando sempre no que as pessoas podem gostar ou não. Quando vir um jogo, não olhe apenas para a posição no ranking, tente entender o jogo e ver se irá agradar a você e às pessoas que irão jogar com você.

E ai qq ocês acham? Que devemos abrir a mente para novos jogos? E diferentes estilos?

Independente se você é party ou heavy gamer comenta ai pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *