Era mais uma manhã de domingo. Você acordou cedo para assistir Siga Bem Caminhoneiro com um copo de Toddy em uma mão (ou Nescau, afinal estamos num país livre) e um monte de biscoitos de maisena na outra. Pouco tempo depois, sua mãe volta da missa e diz que vocês irão almoçar na casa da sua avó, assim como quase todos os domingos. Você, no auge dos seus 10 anos, apenas concorda porque preza por ter todos os dentes da boca. Vai para o quarto, põe sua bermudinha da Pakalolo, veste sua camisa da Side Play com desenho do Pernalonga, calça sua papete do Seninha e desce para o carro de seu pai com seu Super Brick Game com 999 Jogos.

Você chega na casa da sua avó, pede benção a ela e vê seus primos sentados num círculo e discutindo alguma coisa. Você se aproxima e vê uma caixa retangular meio esbranquiçada com as palavras Banco Imobiliário escritas logo abaixo de um monte de símbolos. Aquele seu primo riquinho lhe pergunta se você quer jogar e prontamente explica as regras conforme sua tia havia lhe explicado mais cedo naquele dia. Vocês jogam isso por horas a fio e o jogo parece interminável até que, aquela sua prima superinteligente, vence e fica extremamente eufórica.

Anos mais tarde você está dando uma volta com seus amigos no shopping, aguardando o horário para a sessão de cinema, e entram numa loja de brinquedos. Vocês veem alguns Max Steels, alguns bichos de pelúcia, e bem no alto da prateleira você vê aquele jogo de tantos anos atrás das tardes de domingo na casa de sua avó, porém bem ao lado dele você se depara com um outro jogo, com uma caixa bem similar, com um velho de monóculo e os dizeres Monopoly impressos na caixa retangular. Quando volta para casa, você acessa o Cadê e pesquisa sobre este jogo e descobre tamanha similaridade com o primeiro. Mas afinal, qual a diferença entre os dois jogos?

Voltando um pouquinho no tempo, em 1933, o vendedor de sistemas de aquecimento desempregado, Charles Darrow, criou o Monopoly e o vendeu por apenas duzentos dólares. Entretanto, vale ressaltar que, por mais que a imagem de criação do jogo esteja ligada a Darrow, toda a mecânica desse estilo foi criada por Elizabeth Magie, uma mulher que lutava pela causa feminista desde a virada do século e que desenvolveu o seu jogo original, The Landlord’s Game, como uma espécie de critica a prática de compras de imóveis da época. Já em 1934 a Parker Brothers, uma empresa americana de brinquedos infantis, comprou o projeto de Darrow e o lançou como jogo, sendo um imenso sucesso de vendas. Em 1990, a Hasbro adquire os direitos do Monopoly após comprar a Parker Brothers.

Tá, mas e o Banco Imobiliário?

Vamos lá, em 1944 a Estrela começou a vender no Brasil o Banco Imobiliário, uma versão traduzida e regionalizada, com ruas e localidades famosas do Rio de Janeiro e São Paulo. Contudo, anos depois, a Hasbro e a Estrela encerram essa parceria e, como o jogo virou febre nas terras tupiniquins, a Estrela lança uma nova versão de seu Banco Imobiliário. Como não há propriedade intelectual de mecânica de jogos, algumas mudanças nas regras do jogo e outras adaptações deram uma nova roupagem a segunda versão lançada.

Tudo bem, tudo bom, mas qual a diferença entre ambos?

Basicamente os espaços no tabuleiro, algumas regras e as cartas de Sorte/Revés. Além disso, as peças ou Tokens são completamente diferentes. Tanto as propriedades, quanto as peças que representam os jogadores são bem diferentes. Em Monopoly os jogadores são representados por pecinhas de metal em formato de sapato, canhão, etc. Já no Banco Imobiliário temos os peões tradicionais em formato de obelisco.

E ai meus caros Tokens Perdidos, vocês são #TeamMonopoly ou #TeamBancoImobiliario? Deixa nos comentários ai e marca seus primos que jogavam com você.

Eu fico por aqui, beijo no cérebro de todos vocês e tchau!

One thought to “Banco Imobiliário x Monopoly”

  • Nanda

    Mas não tirou a minha duvida… Queria saber as diferenças nas regras e cartas e isso não fala 🙁

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *