Em várias situações em nosso cotidiano, somos atraídos por estímulos visuais. Aquela comida que parece muito apetitosa, aquela pessoa que parece perfeita nas fotos do Instagram, aquela propaganda da agência de viagens com foto da praia, etc. É regra: a primeira impressão que temos das coisas é na maioria esmagadora das vezes visual. Muitas vezes isso acontece também com os nossos queridos jogos de tabuleiro. Quem não se encanta ao ver as cartas de Dixit na mesa?

Acontece porém, que nem tudo que é bonito é bom, e nem tudo que te parece feio é ruim.

Abaixo listamos 3 jogos que tem um visual “exótico” (em nossa opinião), mas que são fantásticos!

3) Power Grid

Power Grid é um clássico absoluto dos jogos econômicos. Nele, 3 a 6 jogadores são donos de uma concessionária de energia elétrica e devem alimentar a maior quantidade possível de cidades para gerar renda. Os jogadores devem adquirir usinas e recursos para prover a geração de energia elétrica de forma eficiente.

Apesar de ser mecanicamente impecável, Power Grid tem uma arte um tanto quanto exótica, que divide opiniões. Como não é unanimidade, deixaremos Power Grid na posição 3 desta lista. Abaixo temos imagens do belíssimo tabuleiro e do péssimo dinheiro de papel.

2) The Castles of Burgundy

Seria perfeitamente possível fazer esta lista só com jogos de Stefan Feld. Mas resolvemos colocar este como representante deste fantástico Designer alemão. The Castles of Burgundy é um jogo de Tile Placement em que 2 a 4 jogadores tentam construir o melhor reino em volta de um castelo inicial. Uma obra prima de Feld que se destaca pela excelência e pela feiura. Além de ser “exótico”, os tiles tem uma paleta de cores muito próxima uns dos outros, dificultando demais o reconhecimento do tipo de tile. Amarelo, verde claro e marrom são quase a mesma coisa. Abaixo temos exemplos dessa obra de arte.

1) Food Chain Magnate

Senhores, temos um campeão. Para encabeçar esta lista escolhemos este que é um dos mais aclamados jogos econômicos da atualidade. Em Food Chain Magnate, 2 a 5 jogadores disputam espaço numa região da cidade para desenvolver a melhor rede de restaurantes. Um jogo fantástico de gestão de recursos, engine builder e economia. Cada movimento em Food Chain é extremamente importante e um erro simples costuma ser fatal. Food Chain é tão fantástico quanto feio. Seu tabuleiro parece um protótipo de Sudoku. Como se tivesse sido feito no Excel, e impresso numa impressora caseira. A feiura assusta, mas o jogo é tão sensacional que merece estar na posição número 1 dos bons jogos feios.

E você? Conhece algum jogo feio excelente? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *