Na semana passada, trouxemos a você Nobre Leitor, o primeiro jogo dessa nossa nova série onde falamos de jogos “de caixa pequena” que podem surpreender a todos. Então, para dar prosseguimento, vista seu kilt, pegue sua gaita de fole, pois hoje eu trago a vocês o jogo que é fácil de falar, porém difícil de escrever: Schotten-Totten.

Em Schotten-Totten, dois jogadores representam líderes de clãs escoceses que buscam aumentar seus territórios, diminuindo o do oponente. Para isso, você precisará empurrar certos Totens e garantir que seu clã seja vitorioso. A partir disso, os jogadores revezarão seus turnos colocando cartas a frente de um dos Totens, que delimitam a fronteira, buscando sempre reivindicá-lo para si. Uma vez que uma carta seja posicionada, ela não poderá ser movida ao longo da partida.

Um Totem nunca pode ter mais do que três cartas de cada lado. Quando isso acontece, um dos jogadores ganha imediatamente o direito de reivindicá-la. O interessante é que um jogador pode reivindicar um Totem no qual seu oponente ainda não colocou três cartas apenas se puder provar que não há mais chance de seu oponente vencer sua combinação de cartas.

Existem 5 combinações diferentes de cartas que podem ser feitas ao longo do jogo. A mais fraca delas é apenas a soma dos valores em cada carta. A segunda forma é a sequência de cartas com números subsequentes, mas com cores diferentes. A terceira combinação é colocar três cartas de uma mesma cor, e a quarta é realizar uma trinca, com três números iguais. A quinta e mais forte combinação é fazer uma sequência de uma mesma cor. 

A partida encerra quando um jogador controlar três Totens adjacentes, ou quando um jogador possuir 5 dos 9 Totens do jogo.

Para apimentar um pouco mais as partidas, a caixinha de Schotten Totten ainda traz 10 “cartas táticas” que adicionam mais imprevisibilidade ao jogo, permitindo socos de frustração na mesa, viradas incríveis e uma crescente vontade de revanche.

Entãos meus nobres guerreiros escoceses, eu fico por aqui. mas antes eu quero saber quem aqui já se aventurou nesse jogo e o que achou. Deixa aí nos comentários. 

Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *