Fala meus consagrados! Tudo certo? Hoje falaremos mais um pouco de jogos nacionais incríveis de se ter na nossa coleção. Hoje mais uma história de anão, Quartz. É um jogo criado por @sergiohalaban e @zatzandre, publicado pela editora @mandalajogos, uma partida dura aproximadamente 45 minutos e jogam entre 3 e 5 pessoas. Esse é um típico jogo para jogar com a galera e rir de doer a barriga, pois o jogo brinca com a sorte de uma forma muito legal e além disso tem as cartas de “take that!” que matam qualquer um de raiva.

Vamos lá, uma das coisas que sempre surpreende nos jogos é a escolha dos criadores para quem será o jogador inicial, em Quartz, a pessoa com maior barba será o primeiro, pois na temática do jogo todos somos anões indo minerar. A ideia básica do jogo é essa, o turno se inicia com todos entrando na caverna e sacando um mineral e colocando no seu carrinho de transporte. Mas como isso? 

O jogo possui uma bolsa opaca com 68 cristais diversos que em sua vez você deve colocar a mão e sacar sem olhar, pode acontecer 2 coisas, você sacar um mineral estável que lhe renderá pontos no futuro ou um mineral instável que poderá lhe explodir. E essa é a principal mecânica do jogo que sempre te fará indagar, eu continuo minerando ou saio e garanto os cristais já conquistados? Pois existem 2 riscos ao continuar na mina: perder todo o seu tesouro coletado até agora ao ser explodido quando coletar 2 minerais instáveis e/ou um/vários consagrados jogarem cartas para te saquearem ou sei lá o que mais para acabar com o seu planejamento. 

Você deve estar se perguntando, mas o que farei com os cristais? Ao sair da mina você terá a opção de trocar os minerais por pontos de acordo com uma certa combinação ou guardá-los para um próximo retorno. Para pontuar, existem 6 tipos de minerais que podem ser combinados de diferentes formas que lhe renderão diferentes pontuações, essa é uma parte estratégica fundamental do jogo: deve-se tentar planejar quais joias guardar e quais pontuar de imediato para poder tentar otimizar sua pontuação ao final do jogo.

Isso é um pouco de Quatz! Um jogo rápido leve e muito divertido ótimo para jogar com a família toda! O que acharam? Conta pra gente aqui em baixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *