Convenhamos, nem todos nós somos sortudos nos dados ou nos damos bem em gestão de recursos. Mas, se assim como eu, você se enquadra nos problemas acima, não se preocupe, pois, separei hoje 5 jogos em que blefar é a principal forma de vencer. Então prepare sua poker face, coloque seu boné e segue a lista.

1- Battlestar Galactica: The Board Game

Começando a lista com o jogo de blefe que mais gerou gargalhadas aqui na redação da Lost Token, Battlestar Galactica é um jogo cooperativo que segue o plot da série de TV: Seres humanos em busca de um novo planeta para viver, enquanto fogem dos terríveis Cylons. No início da partida, cada jogador recebe sua função na nave e, secretamente, recebe uma carta que define se ele, ou ela, faz parte do time dos Humanos ou dos Cylons.

A ideia aqui é guardar sua identidade secreta a fim de garantir que os humanos cheguem à sua “Canaã” enquanto luta com as naves dos inimigos. Os Cylons é claro vão fazer de tudo para exterminar o restante da humanidade. Seja atrapalhando as votações, seja incriminando outros jogadores ou simplesmente facilitando que as naves inimigas destruam a Galactica, a imponente nave que atravessa os confins do espaço guiando a humanidade a sua salvação.

Se você procura um jogo de dedução social, desafiador e que vá gerar boas risadas, Battlestar Galactica é um jogo essencial para você e sua galera.

2- Dead of Winter: Um jogo de Encruzilhada.

Um apocalipse zumbi, sobreviventes a beira do colapso mental e recursos extremamente limitados. Só por essa descrição você vai pensar em algumas séries de TV ou jogos de videogame, mas nesse caso, eu falo de um jogo de tabuleiro mesmo: Dead of Winter.

Neste jogo cooperativo de sobrevivência, os jogadores entram na pele de sobreviventes em uma pequena colônia enfraquecida num mundo onde a maior parte da humanidade está morta ou doente, prestes a se tornarem monstros devoradores de carne. Cada jogador deve levar uma facção de sobreviventes, com dezenas de personagens diferentes ao longo do jogo.

Em Dead of Winter, os jogadores estão trabalhando juntos em direção a uma condição de vitória comum – mas para cada jogador conseguir a vitória, ele também deve cumprir o seu objetivo pessoal secreto. Este objetivo secreto pode ser relacionado à uma marca psicológica que é inofensiva para a maioria dos outros na colônia, uma obsessão perigosa que poderia colocar o objetivo principal em risco, um desejo de sabotagem da missão principal, ou (pior de tudo) vingança contra a colônia! Alguns jogos podem terminar com todos os jogadores vencedores, alguns ganhando e outros perdendo, ou todos os jogadores perdendo.

Dead of Winter é um jogo que, por mais divertido que seja, dá uma vontade imensa de enforcar seu coleguinha depois da partida. Uma boa pedida pra você que gosta da temática e que sabe manter as aparências nas votações. E vale lembrar que, nem tudo que é bom para você significa o melhor para a colônia, então fique atento se quiser chegar até o fim do jogo.

3- Francis Drake

Ah! O período das Grandes Navegações. Uma das minhas matérias favoritas na época do colégio. E se você curte, tanto quanto eu, esse período importantíssimo da humanidade, Francis Drake é uma ótima pedida. Neste jogo, os jogadores são aspirantes a capitães em no porto de Plymouth em 1572 tentando igualar os feitos de Francis Drake, viajando até territórios da América Espanhola em busca de fama e fortuna. Mas antes, é preciso muito planejamento afinal, quantos tripulantes serão necessários? As provisões serão suficientes? E quanto às armas? Todas essas questões são levantadas a cada minuto da partida.

A ideia aqui é bem simples, tentar antecipar a jogada de seu oponente enquanto tenta garantir seus suprimentos. Além disso, os jogadores recebem discos de missão que serão usados ao longo do jogo. Estes discos são suas armas na hora de blefar, pois a ordem de cada missão ser executada fica virada com a face para baixo, então, o seu oponente pode pensar duas vezes antes de ir para o mesmo lugar que você.

A nossa cópia de Francis Drake chegou na redação a pouco tempo e estamos aguardando o Rafael Coelho “The Gambler” para podermos nos aventurar nesse game.

4- Coup

Em Coup você é chefe de uma família em uma cidade-estado italiana administrada por uma corte fraca, corrupta e repleta de intrigas. Você está tentando controlar a cidade através de manipulação, blefe e suborno para chegar ao poder. Seu objetivo é destruir a influência de todas as outras famílias, forçando-as ao exílio.

Uma partida de Coup se inicia com cada jogador recebendo duas cartas de personagens, que representam sua influência e suas habilidades únicas, e duas moedas. Toda vez que um jogador perder influência ele deve pôr a carta com a face virada para cima e, se perder duas influências, ele está fora do jogo automaticamente.

O jogo procede em turnos e, em cada turno, o jogador escolhe uma ação, não sendo permitido que o mesmo passe a vez. O jogador pode escolher qualquer ação, desde que possa pagar. Se optar por uma ação de personagem o jogador deve declarar que aquele personagem influenciado é uma de suas cartas viradas para baixo. Ele pode estar dizendo a verdade ou blefando.

Coup é um card game bem leve que permite várias partidas diferentes dependendo do poder de persuasão de cada jogador.

5- Broom Service

Para finalizar a lista, nada mais justo do que trazer o jogo que iremos sortear no fim deste mês de outubro (de 2019). Já fizemos um artigo completinho sobre esse jogo que você pode checar no nosso blog. Mas se você tá sem tempo irmão, vou resumir pra você: 

Em Broom Service os jogadores se tornam bruxas, druidas e coletores, produzindo poderosas poções a serem entregues pelo Broom Service em todo reino. A cada rodada, as rivais encantadas escolhem quatro das dez cartas de funções. Cada carta tem uma ação corajosa e uma covarde.

Ações corajosas são mais gratificantes, mas carregam riscos de serem perdidas para os jogadores adversários. As ações covardes são menos rentáveis, porém são mais seguras e garantidas.

Quais funções você escolheu? E os seus oponentes? Vale a pena ser corajoso? Talvez covarde dessa vez seja melhor? Essas e outras perguntas ficaram na sua cabeça até o fim da sétima rodada.

Essa foi a nossa lista de hoje. Já jogou algum dos jogos da lista? Qual o seu favorito?

Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo, e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *