O jogo de hoje se passa há muito tempo na corte imperial japonesa. O imperador chinês ofereceu um urso panda gigante como um símbolo de paz para o imperador japonês. Desde então, o imperador japonês confiou os membros de sua corte (os jogadores), com a difícil tarefa de cuidar do animal e de seu jardim de bambu.

Falaremos de um jogo hoje que para um bom tiozão rende diversas piadas boas; “e o bambu?”, “então hoje é TakenoKu?”, etc. Nada mais nada menos que Takenoko, um jogo para 2 a 4 jogadores, com duração média de 45 minutos, suas principais mecânicas são, rolagem de dados, colocação de dados, sistema de pontos de ação, entre outros e ainda por cima é um ótimo jogo para jogar com os pequenos.

Takenoko foi uma feliz surpresa, jogo rápido, leve, com um bom nível estratégico, divertido e bem bonito. Nele cada jogador admite o papel de um membro da corte real japonesa e tem o objetivo de cuidar do jardim imperial e do panda bonitinho. Cada pessoa na mesa terá 3 tipos de objetivo, alimentar o bichano, fazer os diferentes tipos de bambus crescerem e manter o jardim com certos aspectos geométricos. O jogo começa com 1 tile central, nele contidos o panda e um jardineiro, que ao decorrer da partida irão percorrer pelo mapa, que será criado pelos jogadores ao colocar novos tiles adjacentes ao tile central. Um dos charmes do jogo está no fato de você ter que saber dividir as múltiplas ações para cumprir diferentes objetivos, pois ao mesmo tempo que você tem que fazer os bambus crescerem com a irrigação, você tem que alimentar o panda com os bambus. Além disso seus adversários não estão ali para te ajudar, se você tinha planejado certo tile para tal posição, com certeza se deixar para próxima rodada ali terá um tile que só irá te atrapalhar. O fim do jogo se dá quando alguém cumprir certa quantidade de objetivos, por exemplo em 4 jogadores são 7 objetivos, e ganha quem obtiver o maior número de pontos, sendo que cada objetivo tem sua pontuação.

Esse foi um resumo Fórmula 1 das regras e funcionamento do jogo, para vocês terem uma ideia de como o jogo é bem interessante. O jogo transcorre de forma rápida, as mesas não sofreram muito com AP e ninguém fica muito tempo sem jogar. É um ótimo jogo para iniciar uma jogatina ou jogar repetidas vezes numa mesma noite. Esse é um dos tipos de jogos certeiros para iniciar seu affair no mundo dos BGs, pois quem não gosta de pandas fofinhos? Ainda mais em um jogo com uma linda miscelânia de mecânicas com uma duração super justa.

É isso sigam seus sonhos meus consagrados!

O que acharam do Takenoko? Já jogaram? Concordam com a gente? Fala pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *