Eu tenho certeza de que em algum momento na sua vida, você caro Seguidor Fiel, já convidou alguém para jogar algum jogo de tabuleiro moderno e se deparou com a fatídica pergunta: É tipo War? Então você, pacientemente, tenta explicar a mecânica do jogo e coisas do tipo. Depois de um certo tempo, você já nem se incomoda mais com essa pergunta, porque no âmago do seu interior, você se divertiu ou passou raiva jogando esse clássico das tardes de sábado da infância e adolescência de grande parte do Brasil. Mas tenho certeza de que, um dia, você andando numa loja de brinquedos enquanto espera a sessão do cinema, se deparou com um jogo chamado Risk. Prontamente você lê a caixa e deve ter se expressado com algo como “caraca, isso aqui é tipo War!” ou “Catapimbas, copiaram o Warzinho da galera”. Tendo isso em mente, e já que estou num ônibus lotado no trânsito mais agarrado que super bonder, decidi explanar um pouquinho sobre a diferença entre esses dois jogos.

Em 1957, o escritor e produtor francês Albert Lamorisse, criou o jogo La Conquête du Monde onde os jogadores disputam a conquista do mundo, posicionando suas tropas em várias regiões do globo. Ainda em 57, a Parker Brothers lançou este jogo na América do Norte, porém alterando o seu nome para Risk. Além de alterar o nome, algumas regras foram alteradas, sendo a principal dela, a forma de vencer: ao invés de dominar todo o mundo, os jogadores de Risk, têm 3 objetivos cada a cumprir e se ainda estiver no controle de sua capital. Vale ressaltar que, ainda é possível jogar o modo conquista mundial.

Já em 1970, o paulistano Gerald Reiss conheceu o Risk em uma viagem à Europa, e ficou fascinado com o jogo. Como no Brasil haviam pouquíssimos jogos nacionais e nenhum com a temática de guerra, ele e seus amigos fundaram a Grow e confeccionaram a própria versão deles de Risk e então, criaram nosso saudoso War. O game foi um sucesso de vendas em todo território nacional o que levou a empresa a desenvolver outros jogos como Diplomacia, Super Trunfo dentre outros. 

A diferença principal dos dois jogos são as regras e o tempo de partida. Enquanto uma partida de Risk dura poucas horas (já estive em uma partida que durou uma hora e meia), as de War duram tardes a fio ou até mesmo varam a madrugada. Mas, voltando as regras, em War cada jogador recebe um objetivo secreto e deve completá-lo para vencer, enquanto os jogadores de Risk têm de cumprir 3 objetivos abertos na mesa. Temos também a diferença de recebimento de tropas: Em Risk soma-se os territórios conquistados mais as capitais em seu controle e divide-se por 3, enquanto em War, soma-se a quantidade de territórios e divide-se por 2, sendo estes resultados a quantidade de tropas que serão recebidas pelos generais de guerra. Por fim, temos o combate. Enquanto em War a defesa tenha sempre vantagem em casos de tentativa de invasão (sendo possível ter até 3 dados de defesa e empate nos dados dar vantagem aos defensores), em Risk, os jogadores de defesa podem ter no máximo 2 dados para se defenderem, dando mais chances ao exército invasor. 

Antes de encerrar, quero que fique claro que não puxei sardinha para nenhum dos dois jogos. Após jogar ambos reparei essas duas diferenças.

Então, se você sabe de alguma outra diferença, deixa aí nos comentários, além de nos dizer se você é #TeamWar ou #TeamRisk.

Eu fico por aqui, um beijo no cérebro de todo mundo e até a próxima.

2 thoughts to “War X Risk

  • Herman

    Gostei bastante do texto. Jogo WAR ate hj com muitas alterações. Meus amigos dizem que o meu agora é outro jogo muito mais legal. Regras novas, uso das cartas especiais do war-cards, criação de dados especiais, war2 mesclado ao Edição Especial, dar vida ao jogo para revidar contra os jogadores tomando territórios, três tipos de navios de guerra e possibilidade do jogador escolher qualquer exército pra batalha (atual, romano, medieval, viking). Whatsapp (removido por questões de privacidade).

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    • Ricardo Alcântara

      Muito legal! Depois vamos querer conhecer estas regras!

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