Sou chamado, injustamente, de legacy pela galera aqui da Lost Token, porque até em “Pedra-papel-tesoura-lagarto-Spock” eu falo novas regras no meio do jogo. Isso não é verdade, sou um cara que tem a eloquência e clareza na fala como William Bonner. E como fazer isso? Como explicar bem as regras para sua mesa? Vou falar aqui como funciona para nossa galera.

Temos uma regra implícita para jogos novos na mesa: o dono do jogo é o que explica as regras. É simples, quem adquiriu o jogo vai ler o manual, os extras, qualquer coisa que venha com o jogo e instruir a mesa, mas tem uma exceção, se o jogo for muito complexo, como Root, Mage Knight, Twilight Imperium, entre outros, o dono passa um texto ou vídeo para já chegarmos com uma noção do jogo e facilitar a jogatina. 

Mas até aí só falei quem escolhemos para explicar o jogo, mas como realmente passar as regras? O conhecimento do manual é imprescindível, e algo que sempre torna as explicações melhores e mais chamativas é contextualizar a temática do jogo. Mesmo para os abstratos, como em Agrícola, que você é um agricultor que busca trazer prosperidade para suas terras, ou em Space Cantina que você é um dono de uma cantina espacial que deseja ser a melhor de todas. Isso ajuda a uma contextualização para as ações e motivações do jogo e auxilia as regras a serem mais fáceis de serem compreendidas.

Depois de contextualizar sobre a temática do jogo é difícil trilhar um caminho único para explicar um BG, pois cada um tem suas mecânicas, tabuleiros, componentes, etc. Uma boa dica é ver qual o objetivo do jogo e a partir daí ir destrinchando as regras. O objetivo final é ter o maior número de pontos? Então quais as formas de ganhar pontos? O jogo é de alocação de trabalhadores? Como funciona cada local que se aloca os trabalhadores? Ter essas perguntas em mente ajuda a explicar melhor o jogo e como ele funciona. Tente construir uma história acerca do jogo para aguçar a curiosidade e imaginação dos jogadores isso vai ajudar demais com a experiência do jogo. 

Um dos meus jogos favoritos é Euphoria, um jogo que trata de um jovem cidadão que se revolta com a distopia que está vivendo e entra no sistema para destruir o próprio sistema. Ele busca ter autoridade na sociedade para poder mudar a realidade daqueles povos. O objetivo do jogo é distribuir 10 estrelas de autoridade pelo tabuleiro e a principal mecânica do jogo é alocação de trabalhadores, então após introduzir a história e o objetivo do jogo eu explico as regras gerais, funcionamento da rodada e no final o que cada espaço do tabuleiro oferece. Isso funciona para o Euphoria, para outros jogos a sequência e forma mudam, entretanto a ideia de colocar uma lógica em cima do enredo do jogo e regras se mantêm.

Em resumo é isso. Tente contextualizar a história do jogo, veja o objetivo e construa as regras em cima deste objetivo e a motivação das ações. Dessa forma você pode tentar trazer um ambiente mais imersivo e incentivar seus amigos a gostarem dos jogos de tabuleiro. Recordando que é melhor gastar um bom tempo explicando as regras e tirando as dúvidas para o jogo fluir da melhor forma possível do que ser interrompido durante a jogatina. Mas a prática e total compreensão só acontecerá jogando. Então explicou o máximo que poderia, a galera tirou as dúvidas, mas está insegura? Bola para frente e bora jogar!

Então é isso galera bora estudar os jogos e jogar cada vez mais.

Curtiu o post? Conta para nós se é assim que faz se não… e ai ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *